O Corpo de Bombeiros de Algueirão Mem Martins é uma unidade operacional, suportada por uma Associação Humanitária, oficialmente homologada e tecnicamente organizada, preparada e equipada para o cabal exercício das seguintes missões:
A área de atuação do CB possui cerca de 25Km2, ocupando a totalidade da freguesia de Algueirão Mem Martins e parte da freguesia de Rio de Mouro.
Possui riscos naturais, onde se destacam condições meteorológicas adversas, que podem originar o colapso de estruturas e frequentes inundações rápidas nas zonas urbanas, devido à impermeabilização dos solos, assim como o risco de deslizamento de terras e sismos. Apesar de não existirem povoamentos florestais significativos, em determinadas áreas o número de ignições no interface rural urbano é expressivo, registando-se alguns incêndios em terreno inculto. Tradicionalmente, todos os anos o Corpo de Bombeiros integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, empenhando meios ao nível municipal e distrital contribuindo para o esforço nacional, em qualquer região do país que seja solicitado.
Os riscos tecnológicos, representam a maior ameaça na nossa área de atuação. Destacam-se os incêndios urbanos, devido à existência de vários polos habitacionais, com elevada densidade populacional e atividade humana, complementado por algumas zonas industriais, que apesar do número de empresas ser decrescente, ainda possui alguma indústria relevante, tal como duas empresas abrangidas pela Diretiva Seveso II, com potencial de provocar acidentes graves. Zonas comerciais de dimensão significativa, tal como o Fórum Sintra. Eixos rodoviários, o IC19 e A16, que apresentam uma expressiva casuística de sinistralidade.
De uma forma geral o Corpo de Bombeiros responde a um elevado número de ocorrências, a título de exemplo, em 2012 efetuámos mais de 7600 emergências pré-hospitalares.
O Corpo de Bombeiros tem como objetivo manter-se uma instituição de interesse público, reconhecida pela excelência em todas as suas missões e como parte integrante da sociedade civil. Numa lógica de avaliação e melhoria contínua de processos, na procura de qualidade no cumprimento das nossas missões, desenvolvemos estratégias para uma organização sustentável a médio e longo prazo.
Com 50 anos de vida e de acordo com as suas tradições, o Corpo de Bombeiros cultiva valores como a disciplina, trabalho em equipa, profissionalismo, solidariedade e responsabilidade social, em harmonia com um sistema devidamente hierarquizado.
Consideramos o capital humano, o maior ativo da nossa instituição, investimos na formação e no desenvolvimento do individuo como “processo” fundamental para um desempenho coletivo de excelência ao serviço da população.
Mantemos intemporal o lema “ VIDA POR VIDA”